Mudanças simples de hábitos podem evitar a contaminação das águas.

Cuidar desse recurso deve ser uma responsabilidade de todos. Não desperdiçar água e evitar a poluição são atitudes que contribuem para a preservação de rios, lençóis, poços e outras fontes de água.

A preservação da água é uma responsabilidade de toda a sociedade. Esse recurso garante a vida de todos os seres vivos no planeta, por isso cada um deve fazer a sua parte, seja pessoa física ou empresa.

A crise hídrica é uma realidade, com tantas ameaçadas à escassez de água, que afetam os plantios, as indústrias, a vida dos animais e as vegetações em geral. No Brasil, diversas regiões sofrem com a falta de água potável, prejudicando até as rotinas mais básicas do cotidiano, como tomar banho e cozinhar.

Sabemos que há muitas formas de poluir e gastar água indiscriminadamente, por isso a conscientização deve ser um ato coletivo. A fim de evitar que esse recurso, tão necessário à vida no Planeta acabe ou seja inutilizado, as ações humanas são fundamentais. A prevenção da poluição de rios, lençóis, poços e outras fontes pode ser feita a partir de mudanças simples de hábitos. Veja:

  • Não descarte óleo de cozinha em ralos e vasos sanitários. Esse produto deve ser desprezado da forma correta, em locais de coleta apropriados.
  • Não utilize pesticidas ou herbicidas em plantas e hortas. Essas substâncias são altamente danosas, não somente ao meio ambiente, mas às águas, ao solo e à saúde.
  • Descarte os resíduos em locais adequados. Lixos seco e orgânico devem ser separados e descartados nos dias da coleta seletiva. Outros materiais, devem ser levados aos locais apropriados. Outra dica é amarrar bem os sacos antes de colocar nas lixeiras de rua.
  • Não descarte medicamentos e outras substâncias químicas no vaso sanitário. Esses produtos acabam nas redes de esgoto e contaminam as águas.
  • Use menos produtos químicos para limpeza de casas, ruas e empresas. Opte por um produto único, que já contenha os desinfetantes e perfumes.
  • Opte por detergentes sem cor. Esses minimizam os riscos de poluição e contaminação.

Por fim, claro que sempre devemos usar a água com cautela, cuidando para que as torneiras, chuveiros e mangueiras não fiquem abertos por muito tempo. Além disso, vale sempre aquela revisada na rede de encanamento para verificar a possível presença de vazamentos. Água é vida. Por isso, cuidar da água é cuidar da vida!