Data visa refletir sobre a alimentação no mundo, bem como seus impactos sociais e ambientais associados ao ato de comer.

Você costuma refletir sobre o quanto seus hábitos alimentares impactam na sociedade e no meio ambiente? Degradação do solo, uso de agrotóxicos, desmatamento, aquecimento global e o desequilíbrio ecológico são alguns dos impactos negativos que o consumo de alimentos não sustentáveis pode produzir no meio ambiente.

Isso mesmo! Nossos hábitos alimentares também impactam no meio ambiente e por isso muito tem se falado em alimentação sustentável. O ato de comer é tão natural e, por vezes, automático, que, em geral, sentamos à mesa, nos servimos, sem sequer refletir sobre como aqueles ingredientes foram parar ali.

Quantas vezes você se pergunta, antes de iniciar suas refeições, se os alimentos que está consumindo são “positivos para a natureza”? Por isso, o Dia Mundial da Alimentação é uma campanha que, muito além de pensar sobre a alimentação no mundo, a importância do acesso a uma nutrição digna e adequada, também reflete sobre as questões sociais e ambientais empregadas no simples ato de comer.

Mas afinal, o que são alimentos positivos para a natureza?

Basicamente estamos falando de alimentos cultivados ou produzidos sem agredir o meio ambiente. Isso se refere tanto à produção industrial, quanto agrícola. Quando falamos em processos fabris, remetemos à poluição, contaminação de rios e mares, emissão de gases de efeito estufa entre tantos outros efeitos danosos ao planeta. Quando o tema é produção agrícola, podemos ver degradação do solo, uso de agrotóxicos, desmatamento, aquecimento global, desequilíbrio ecológico e outros.

Sem falar, claro, no trato dos animais, que muitas vezes são criados, explorados e abatidos em situações inadequadas. Então, o alimento positivo para a natureza consiste justamente em pensar numa produção consciente, que não impacte negativamente o meio ambiente, em nenhuma de suas instâncias. Nesse sentido, a promoção de um consumo consciente deve garantir o acesso a alimentos nutritivos, com padrões produtivos sustentáveis.

Claro que o objetivo do Dia Mundial da Alimentação está centrado nas condições relativas à alimentação que a população consome, sua qualidade e caráter nutritivo. Portanto, enquanto laboratório preocupado com o meio ambiente, o IQA traz a reflexão sobre os impactos dos agrotóxicos também para a saúde humana.

Estudos apontam que o uso dessas substâncias pode provocar diversas doenças tanto para quem as consome nos alimentos, quanto para quem aplica e manuseia. Leucemias e outros tipos de câncer, alterações neurológicas, lesões no fígado, pele e pulmão, alergias, alterações hormonais, problemas comportamentais e de saúde mental, além de alterações genéticas e má formação em animais são alguns dos problemas que podem ser causados pelo emprego dessas substâncias no organismo.

Por fim, também vale ressaltar que as desigualdades sociais, bem como o trabalho análogo à escravidão, comumente encontrados no campo, além de causar impactos econômicos sérios, também estão associados à sustentabilidade. Aqui fica a pergunta: Você sabia que o que você come impacta no meio ambiente?

Você tem feito as escolhas corretas, ao selecionar os alimentos que vão para a sua mesa?