O mês de setembro tem fundamental importância para o meio ambiente.

Conscientização, compartilhamento de ideias e informações, conhecimento e prática de ações em prol da preservação são os principais pontos abordados pelas campanhas.

Esse mês (nuca sei se é “esse” ou “este”) é marcado por três importantes datas em prol do meio ambiente: 20 de setembro é o Dia Mundial pela Limpeza da Água, dia 21, Dia da Árvore, e 23, o Dia Mundial dos Rios. Mas a que essas datas se referem? O que elas buscam? E o que pretendem conscientizar?

Isso é o que você vai encontrar na leitura deste post. Leia a matéria completa e saiba mais sobre cada uma dessas campanhas.

Dia Mundial pela Limpeza da Água: um convite para a proteção de lagos, rios e mares.

A Terra é carinhosamente chamada de “Planeta Água”. E isso não é à toa, já que ela é compreendida por cerca de 1.400 milhões de quilômetros cúbicos do líquido, o que corresponde a 70% de sua extensão. Contudo, as águas estão ameaçadas pela ação humana. Descarte inadequado de resíduos, poluição e o desperdício de um recurso que não é infindo são alguns dos hábitos que acendem alertas. Essa data, portanto, traz à tona a necessidade de preservar as águas do planeta, sejam elas de rios, mares, lagos ou lagoas.

Veja algumas ações realizadas nesse dia, que devem seguir durante o ano todo:

  • Conscientização do descarte adequado de todos os tipos de resíduos;
  • Coleta de resíduos em rios e mares;
  • Participação e apoio em movimentos ambientais;
  • Compartilhamento de ideias e campanhas.

Dia da Árvore: uma reflexão sobre desmatamento, queimadas e a importância da conservação de florestas

Essa data é celebrada em território nacional e visa a conscientização sobre a preservação desses recursos naturais, que abrigam e possibilitam a vida de tantas espécies. As árvores são essenciais no processo de produção do oxigênio e, portanto, são necessárias para o ar que respiramos. Por isso, inclusive, nossas florestas são conhecidas como o “Pulmão do Mundo”, pois é onde se concentram milhares de espécies vegetais. Além de seu papel fundamental na fotossíntese, essas plantas contribuem para a preservação do solo e regulam a umidade relativa do ar. Veja a seguir, quais ações contribuem para o desmatamento e que devem ser contidas:

  • Atividades agropecuárias ilegais e irresponsáveis;
  • Urbanização desenfreada;
  • Exploração ilegal de madeira;
  • Queimadas.

Dia Mundial dos Rios: conscientização sobre a preservação das fontes de água doce

Por fim, vamos falar sobre essa data, comemorada desde 2005, cuja importância está centrada no alerta para que governos e sociedade atentem para a conservação dessas fontes de água doce. Os rios também servem de abrigo e alimento para milhares de espécies animais e vegetais, bem como no equilíbrio ambiental. A contaminação dessas águas são os principais motivos de preocupação daqueles que dependem desses meios para sobreviver.

Veja os principais objetivos dessa campanha:

  • Enfatizar o valor dos rios para a sobrevivência;
  • Alertar para a importância da preservação para a Biodiversidade;
  • Fomentar o conhecimento;
  • Alertar para a necessidade da correta gestão desses recursos.

Como vimos, o mês de setembro tem fundamental importância para o meio ambiente, visando a conscientização da necessidade de proteção e preservação desses recursos naturais.