Ser uma “empresa verde” não se refere apenas às ações em prol do meio ambiente, mas da sociedade, como um todo.

Contratar mão de obra regularizada e respeitada, consumo consciente, qualificação das equipes, entre outras são algumas das ações que devem estar no radar das organizações que pretendem ser reconhecidas como sustentáveis. Além disso, mapear os possíveis prejuízos e formas de reduzir esses impactos também são necessários nesse contexto.

Uma empresa sustentável é aquela que adota ações que visam reduzir os impactos sociais e ambientais. Pensar em sustentabilidade vai muito além de separar o lixo ou usar água e energia de forma consciente, embora essas sejam atitudes necessárias, claro.

Uma atitude realmente ecofriendly é aquela comprometida de fato com práticas que gerem conexões entre os fatores econômico, social e ambiental de forma equilibrada. Isso começa pela identificação das necessidades do mercado e da organização, através de levantamentos de hábitos que causam prejuízos ao ecossistema, para um posterior planejamento de ações para minimizá-los ou corrigi-los, quando possível.

Além disso, apoiar projetos ligados a essa causa também contribuem para que uma empresa se torne “verde” e seja reconhecida como social/ecologicamente responsável. Algumas ações que poder ser pontuadas:

  • Mapear, intervir e monitorar nos possíveis impactos ambientais que o negócio pode gerar;
  • Apoiar iniciativas e projetos ligados a causas ecológicas;
  • Obter certificações relacionadas à indústria verde;
  • Escolher fornecedores que cumpram a legislação ambiental;
  • Contratar colaboradores com princípios alinhados à cultura da empresa;
  • Valorizar a diversidade e a igualdade de oportunidades;
  • Apoiar o desenvolvimento das comunidades em que está inserida.

Como vimos, as ações que tornam uma empresa em ecofriendly não se referem apenas a questões ambientais, mas sobretudo sociais. Isso, porque pensar no meio ambiente, também é se preocupar com o “todo”, ou seja, com os impactos que a sociedade terá que enfrentar no futuro. Mão de obra regularizada e respeitada, consumo consciente, qualificação das equipes, entre outras ações são esperadas nesse cenário. Por isso, a empresa precisa investir em treinamentos, consultorias e projetos para se enquadrar como uma “organização verde”. O IQA oferece os melhores serviços, toque aqui e entenda como podemos ajudar a sua empresa a ser ecofriendly.