Data é celebrada no mundo todo e visa conscientizar sobre a preservação dos biomas.

Causando grande preocupação, a floresta Amazônica, chamada de “pulmão do mundo”, já conta com mais de 13 mil km² de desmatamento. Ações simples podem ser realizadas por todos os indivíduos e contribuem com a proteção das florestas.

Felizmente muitos são os dias que trazem à tona as necessidades de conscientizar a população em relação aos cuidados com o meio ambiente. No dia 17 de julho se comemora o Dia de Proteção às Florestas, importante campanha em prol desses biomas, fundamentais à vida.

A data, celebrada no mundo todo, visa a preservação das centenas de espécies animais e vegetais existentes no planeta. Além disso o desmatamento também pauta nesse dia, já que esse problema tem sido uma constante a ser combatida.

No Brasil esse assunto é de extrema relevância, já que abriga a Floresta Amazônica, uma das maiores do planeta e conhecida como pulmão do mundo. O desmatamento desse bioma teve início na década de 1970, contando com mais de 13.000 km² de área desmatada, desde então, causando grande preocupação dos especialistas.

Confira algumas ações que contribuem para a preservação das florestas e que qualquer cidadão pode fazer:

  • Optar por produtos fabricados com madeiras de reflorestamento;
  • Informar-se sobre práticas das empresas de que consome;
  • Dar sempre prioridade para o uso de papéis recicláveis.

Além dessas, apoiar e se engajar em causas que visam a proteção do meio ambiente também são formas de contribuir com essa campanha.