Água é capaz de transportar substâncias e micro-organismos danosos à saúde.

A poluição de águas ainda é um grande problema da sociedade e pode causar inúmeras doenças. A única forma de preveni-las é tratar adequadamente águas e esgotos, bem como higienizar alimentos e as mãos frequentemente.

Que a poluição de rios, mares e outras águas é um grande problema da sociedade, todo mundo já sabe. Contudo, infelizmente, ainda há muitas pessoas e empresas que descartam lixo indevidamente colocando em risco as vidas que dependem deles, inclusive a humana.

Água é essencial à vida na Terra e, por isso, precisa ser cuidada como tal. Além disso, ela é capaz de transportar milhares de substâncias e micro-organismos danosos à saúde. Muitas doenças estão diretamente relacionadas à poluição das águas, bem como a falta de tratamento de esgotos.

Conheça algumas doenças resultantes da poluição das águas e que podem afetar os humanos:

Diarreia por Escherichia coli

Embora não costumem ser prejudiciais aos humanos, quando sofrem mutações e ingeridas, essas bactérias podem causar sintomas como dores de barriga e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda. Esses quadros podem evoluir para desidratação, sendo perigosos para os grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos, gestantes, imunodeprimidos, por exemplo.

Amebíase

Causada pelo protozoário Entamoeba histolytica, incide com dores abdominais acompanhadas de diarreia com sangue e muco.

Leptospirose

A doença é grave, sendo causada pelas bactérias Leptospira, encontradas na urina de roedores e outros animais. Os principais sintomas são febre, dor de cabeça e no corpo, podendo gerar sérias complicações no fígado e rins.

Disenteria bacteriana

A ingestão de água contaminada por bactérias Shigella podem causar dores abdominais, febre e diarreia com sangue.

Hepatite A

Embora apresente sintomas em poucos casos, podem surgir febre, dores musculares, vômito, icterícia, fezes amareladas e urina escura.

Além dessas, o consumo de água contaminada, ainda pode causar cólera, esquistossomose, febre tifoide, ascaridíase, dengue, rotavírus e toxoplasmose.

Em ambos os casos, a única forma de evitar o problema é tratando a água e esgotos adequadamente, bem como manter uma rotina de higiene que contemple a lavagem correta de frutas, verduras e legumes. Ainda, a higienização frequente das mãos também contribui para manter doenças longe da sua casa e da sua família. Você, empresário e profissional de indústria, não permita que a sua empresa seja responsável por poluir as águas e causar inúmeras doenças. Toque aqui e realize a análise de águas e efluentes, conforme determinações dos órgãos competentes.