Que é necessário (e obrigatório) usar máscara, você está “careca” de saber, né! Mas você sabe qual o descarte correto dar a esse material?

Além das máscaras, há também os lenços usados para higiene nasal, luvas, papel toalha e outros resíduos também são indicados na prevenção e tratamento do novo coronavírus e devem ser manuseados de forma segura. Todos os itens que possam ser vetores de transmissão da doença, devem ser colocados em sacos resistentes e descartáveis devidamente lacrados. Após, é preciso depositar em contentores de resíduos (contêineres que separam os resíduos).

Esse hábito é de extrema importância, sobretudo para proteger a saúde dos catadores e profissionais encarregados de manipular o lixo. Além disso, o meio ambiente também pode ser afetado com o descarte inadequado.

Também é importante estar atento ao tempo que o vírus sobrevive em cada tipo de superfície e, se possível, realizar o descarte somente após esses prazos. Veja:

Plásticos e papel: 5 dias

Vidro e madeira: 4 dias

Alumínio: 2 a 8 horas

Aço: 48 horas

Luvas cirúrgicas: 8 horas O IQA atua na implantação e treinamento para Coleta Seletiva de Resíduos. Toque aqui e solicite nosso orçamento.