Nosso planeta é rico em belezas naturais, além de contar com uma imensa diversidade de fauna e flora.

O dia 03 de março foi determinado como o Dia Mundial da Vida Selvagem pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o intuito de alertar sobre as ameaças às espécies. A data celebra a assinatura da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas (CITIES), que aconteceu em 1973.

As ações humanas tem colocado em risco a vida selvagem e precisam ser combatidas, evitando uma extinção em massa. O relatório do Planeta Vivo (Living Planet Report – LPR) de 2020 aponta que “a rica diversidade da vida na Terra- está sendo ameaçada em um ritmo alarmante”.

O documento ainda averte sobre para os impactos catastróficos, tanto para a fauna e a flora, como para a própria vida humana. 

Veja alguns dados assustadores:

– 75% da camada terrestre sem gelo já foram modificados pelo homem.

– A Europa e Ásia Central contabilizam, juntas, apenas 24% de território “vivo”.

– Entre 1970 a 2016,cerca de 68% das populações de vida selvagem deixaram de existir.

– Meio milhão de insetos estão ameaçados de extinção.

– 1 a cada 5 espécies de plantas correm o risco de sumir do planeta.

Você deve estar se perguntando: “o que eu posso fazer para evitar esse colapso”?

Nós falamos muito sobre isso por aqui, mas não custa repetir. Aliás, vamos seguir refletindo sempre sobre isso, pois acreditamos que é uma das nossas responsabilidades nesse contexto.

Cuidar dos rios e mares, não jogar lixo na rua, combater o desmatamento, evitar os poluentes, combate à pesca ilegal e agricultura inadequada, entre tantas outras atitudes conscientes e responsáveis que podem ajudar a salvar nosso planeta.