A compostagem é um processo biológico, cuja intervenção humana ajuda a transformar resíduos orgânicos em um nutritivo fertilizante natural.

Esse processo, que pode ser implementado em empresas, sejam elas de grande ou pequeno porte, contribuem para o crescimento sustentável, garantindo benefícios ambientais e socioeconômicos, como redução no volume de lixo orgânico, redução de custos municipais com a coleta, redução na emissão de gases de efeito estufa, promoção da educação ambiental e muitos outros.

A compostagem é um processo que consiste na reciclagem de lixo orgânico de extrema relevância em termos sustentáveis. Por meio de ações biológicas controladas, resíduos como restos de alimentos, podas, folhas secas, por exemplo, são transformados em húmus, um valioso fertilizante natural. Essa substância é rica em nutrientes que contribuem para a melhoria do solo e consequente crescimento saudável de plantas.

O ciclo natural de decomposição de resíduos orgânicos é otimizado pela intervenção humana, a fim de obter um resultado de alta qualidade. Esse processo leva de trinta a cento e vinte dias, que dependem das condições de umidade, aeração e temperatura.

Os benefícios de aderir à compostagem são, tanto ambientais, como socioeconômicos, dos quais podemos listar :

  1. Redução do volume de lixo: A compostagem prolonga a vida útil de aterros sanitários e lixões e alivia a sobrecarga do sistema de coleta.
  2. Redução nos custos municipais com a coleta de lixo: O lixo orgânico representa cerca de 50% do lixo doméstico. Ao ser compostado, o volume de resíduos enviado para a coleta pública diminui significativamente.
  3. Redução da emissão de gases de efeito estufa: A compostagem, sendo um processo aeróbico (que requer oxigênio para ocorrer), minimiza ou neutraliza essa emissão.
  4. Prevenção da poluição: Reduz a produção de chorume tóxico, que pode contaminar o solo e os lençóis freáticos.
  5. Produção de adubo natural e altamente nutritivo: O húmus é um fertilizante completo e gratuito, rico em nutrientes essenciais que são liberados lentamente, nutrindo as plantas de forma equilibrada.
  6. Melhoria da estrutura do solo: O composto orgânico aumenta a capacidade do solo de retenção de água e melhora sua aeração, tornando-o mais fértil, resistente à erosão e menos dependente de irrigação.
  7. Substituição de insumos químicos: Reduz o uso de fertilizantes químicos e seus impactos negativos.
  8. Geração de renda: A compostagem pode se tornar uma fonte de renda ou um negócio sustentável, sendo possível comercializar o composto orgânico e o húmus, que são produtos valorizados no mercado de agricultura orgânica e jardinagem.
  9. Promoção da educação ambiental: A prática da compostagem exige a separação correta dos resíduos. Isso aumenta a conscientização das pessoas sobre a origem do seu lixo, o ciclo da matéria orgânica e a importância da sustentabilidade, disseminando o conhecimento e o engajamento públicos.
  10. Melhoria da qualidade de vida e saúde: Ao diminuir a quantidade de lixo, reduz-se o mau cheiro e a atração de insetos e roedores, contribuindo para a higiene e o bem-estar das comunidades.

Claro que existem muitos outros motivos para implementar a compostagem em sua empresa ou indústria, seja ela de pequeno ou grande porte. E, se você quer saber mais e como iniciar esse projeto, o IQA pode ajudar. Toque aqui e conheça nossos serviços de consultoria e projeto de tratamento de resíduos.