
Datas marcam ações em prol da preservação do meio ambiente.
Dois dias, quatro datas que visam alertar sobre a importância do uso consciente de recursos naturais. Tratam-se de campanhas internacionais apoiadas por renomadas entidades não-governamentais, nações, artistas, grandes empresas e outras instituições.
Esta semana é muito importante para o meio ambiente, pois tratamentos das florestas, das árvores e da água. Ainda, o dia 22 de março é marcado por uma campanha intitulada “Hora do Planeta”.
Nesta sexta, 21, celebramos de forma simultânea, o Dia Internacional das Florestas e o Dia Mundial da Árvore. O primeiro foi instituído em 2012, pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, com o objetivo de conscientizar sobre o uso dos recursos naturais e o combate à destruição das florestas. A segunda data, comemorada desde 1872, relembra a ação do jornalista e político Julius Sterling Morton que, na época, incentivou a plantação ordenada de árvores no estado do Nebraska, nos Estados Unidos.
O sábado 22 também traz duas datas internacionais em prol da preservação e sustentabilidade: O Dia Mundial da Água, criado em 1992 pela ONU (Organização das Nações Unidas), num esforço de colocar em pauta a importância de conservar os recursos hídricos, fundamentais à vida na Terra. A Hora do Planeta é uma ação promovida desde 2007, tendo sido realizada pela primeira vez em Sidney, na Austrália, pela WWF (World Wide Fund for Nature, ou Fundo Mundial para a Natureza), uma entidade não-governamental
Que atua em defesa do meio ambiente. Esse evento, que já mobiliza centenas de países, milhares de cidades e milhões de pessoas, além de celebridades engajadas em proteger o meio ambiente, consiste em apagar todas as luzes ambientes pelo tempo de 60 minutos, em apoio simbólico ao planeta.
Os eventos climáticos extremos que, cada vez mais tem assolado o mundo inteiro, nos mostram que essas campanhas precisam de comprometimento e visibilidade. Nos últimos anos temos presenciado milhares de quilômetros de florestas devastadas, ciclones que destroem cidades, enchentes que tiram milhares de pessoas de suas casas, deslizamentos de terra, vendavais e tantos outros que merecem atenção.
Vamos fazer a nossa parte!