Apenas ações em prol da conservação do planeta podem garantir um futuro saudável à Terra e às próximas gerações que irão habitá-la.

Você sabe o que é a Biodiversidade? Sabe quais são as ações que devem ser conscientizadas e quais devem ser combatidas? O post de hoje debate esses temas, mostrando que cada um de nós tem responsabilidade na preservação do meio ambiente.

A campanha foi criada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1992 com o objetivo de conscientizar as populações ao redor do mundo sobre a importância da preservação da biodiversidade. Este post visa explicar o tema e pode ser lido em 15 minutos.

Mas o que é a biodiversidade e como preservá-la?

Também chamada de diversidade biológica, o termo se refere à variedade de seres vivos independente do ecossistema que integre. Isso significa que pode se tratar de animais terrestres ou marinhos, bem como da flora ou mesmo micro-organismos como fungos e bactérias, por exemplo.

A preservação dessas espécies compreende as ações de manutenção dos recursos, considerando-os fundamentais para a vida na Terra. O homem é o principal agende de degradação da vida no planeta, por isso campanhas de conscientização se fazem tão importantes.

O dia 22 de maio foi institucionalizado o Dia Internacional da Biodiversidade em celebração à aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, que se deu em 1992, no Rio de Janeiro. Lembrando que o Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo.

Para que a preservação ocorra é preciso manter um estilo de vida mais sustentável, bem como o combate às queimadas e uso indiscriminado de água e do solo, evitando assim as mudanças climáticas e desequilíbrios ambientais. Também, o comércio e caça ilegal de espécies em extinção fazem parte das ações que devem ser extinguidas.

A negligência e omissão a esses atos também ser combatidos, uma vez que todos temos responsabilidade sobre a conservação do planeta em que vivemos. Apenas essas atitudes podem garantir um futuro saudável à Terra e às próximas gerações que irão habitá-la.

Você acredita que faz parte disso ou tem certeza de que cuidar do planeta não é sua responsabilidade? Deixe sua opinião nos comentários.