Os agrotóxicos são considerados poluentes e muito prejudiciais às vidas animais e vegetais.

Dados do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) apontam que só em 2017, a agricultura brasileira usou mais de 530 mil toneladas de agrotóxicos, sendo um dos países que mais utiliza esses defensivos e registra ocorrências de intoxicações e poluição.

Vamos falar sobre o controle da poluição, mas antes é preciso abordar esses conceitos e como eles se relacionam como o nosso dia a dia.

O que são os agrotóxicos e por que são considerados tão danosos?

Vamos combinar, uma palavra que acaba em “tóxico” não pode sugerir algo bom, concorda? Pois é, tais substâncias se referem aos defensivos agrícolas utilizados para controlar as pragas que causam danos às plantações. Contudo, por se tratarem de produtos com efeitos tóxicos, eles podem trazer muitos males tanto às espécies animais e vegetais, quanto ao planeta como um todo.

Esses químicos são considerados poluentes porque eliminam matérias causadoras de chuva ácida, destilação ou aquecimento global, poluição marinha, acidificação oceânica, maré negra, escurecimento global, poluição térmica e do solo, radioatividade ambiental, além de afetar a camada de ozônio e produzir diversos outros prejuízos ao meio ambiente.

Devido a tantos males provenientes do uso desses pesticidas, claro, é emergencial lutar contra o seu uso na agricultura, já que está se falando, ainda, dos alimentos que chegam às mesas das nossas famílias. Por isso, instituiu-se uma data específica para que órgãos não governamentais, bem como os próprios governos e a sociedade possam debater a importância da conscientização sobre os riscos oferecidos pelos agrotóxicos e a iminente necessidade de substituí-los por outros produtos livres de substâncias prejudiciais.

Veja como a população e os produtores podem contribuir com a campanha:

  • Aplicar somente doses recomendadas, obedecendo as orientações técnicas, para evitar contaminação ambiental;
  • Utilizar corretamente os EPIs (Equipamento de Proteção Individual);
  • Descartar corretamente as embalagens e todo material que se refere ao uso dos agrotóxicos;
  • Não utilizar próximo aos mananciais, residências, grupos de animais e à vegetação suscetível a danos;
  • Preferir o consumo de produtos orgânicos.

Visto isso, entende-se que a educação ambiental é uma importante aliada nesse contexto, com ações contínuas, minimizando os prejuízos ecológicos que comprometam a vida humana e de todo ecossistema.