A data foi instituída em 2013, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, visando promover a conscientização sobre a necessidade de preservar os solos.

Quatro princípios básicos suportam a campanha: A importância dos solos para a vida; a sustentabilidade dos solos; a boa gestão desse recurso e a urgência da conscientização em prol da preservação.

Antes de debatermos sobre a conservação do solo, é fundamental compreender a sua importância para a vida. Pois bem, o solo é vital para o planeta. Isso, porque realiza a função de suprir as necessidades da nossa alimentação.

Apesar de ser imprescindível para o sustento, os impactos da inovação e tecnologia estão cada vez mais prejudicando os solos. Isso acontece devido ao uso indiscriminado de agrotóxicos e desmatamentos, por exemplo. Contudo essas são apenas algumas das atitudes que contribuem para a deterioração do solo.

Visando conscientizar a população e os governos sobre essa problemática, em 2013, a Assembleia Geral das Nações Unidas instituiu o dia 5 de dezembro como o Dia Mundial do Solo. A campanha está apoiada aos seguintes princípios:

  • Os solos são fundamentais para a sustentação da vida na Terra, pois constituem a base para o desenvolvimento agrícola, para as funções dos ecossistemas essenciais e segurança alimentar;
  • A sustentabilidade dos solos é fundamental para enfrentar as pressões de uma população em crescimento e, assim, a gestão sustentável pode contribuir para solos saudáveis para a segurança da produção de alimento a nível mundial e para os ecossistemas estáveis e sua utilização de forma sustentável;
  • A boa gestão dos solos tem importância econômica e social determinante para a biodiversidade, agricultura sustentável e segurança alimentar, erradicação da pobreza, capacitação das mulheres, combate às alterações climáticas, melhoria da disponibilidade de água, salientando que a desertificação, a degradação dos solos e a seca são desafios de dimensão mundial, que continuam a representar sérios entraves para o desenvolvimento sustentável de todos os países, em especial os países em desenvolvimento;
  • A necessidade urgente, em todos os níveis, de aumentar a consciencialização e promoção da sustentabilidade dos recursos limitados de solo, utilizando a melhor informação científica disponível e tomando como base todas as dimensões do desenvolvimento sustentável.

Sempre comprometida com o meio ambiente, o IQA Laboratórios busca estar atenta às questões que visam a preservação do solo, bem como de todos os recursos naturais, que sustentam a vida humana na Terra.

E você? Está fazendo a sua parte para cuidar da vida no planeta?