Com o tempo e hábitos danosos, a subsistência dos solos tem sido afetada, ameaçando nosso sustento.

Segundo o Sistema CNA, só no 1 semestre de 2021, o setor agrícola acumulou uma alta de 14,46%. O ramo da agricultura cresceu 12,34% no mesmo período.

A arte de cultivar é uma das atividades mais antigas da humanidade. Desde que mundo é mundo, o sustento de muitas espécies animais, inclusive a humana, vem da terra.

Contudo, com o tempo e hábitos danosos, a subsistência dos solos tem sido afetada, ameaçando nosso sustento. No Brasil, muitas famílias dependem exclusivamente do que plantam e, por isso, cuidar da terra é fundamental para mantê-la sempre fértil.

Hábitos predatórios prejudica o solo, que com o tempo vai se tornando improdutivo.

Felizmente já é possível tornar a agricultura sustentável, com estudos e tecnologias avançadas, que contribuem para a produção e distribuição de alimentos respeitando o meio ambiente. Isso também garante o sustento das gerações futuras.

Alguns dos objetivos desse processo devem envolver:

  • Métodos para promover a saúde do solo;
  • Minimizar o uso da água;
  • Reduzir  os níveis de poluição.

A agricultura brasileira já tem se dedicado à produção orgânica, ainda que lentamente. Esta é uma alternativa que tem sido inclusive muito buscada pelos consumidores, devido aos impactos na saúde e no meio ambiente. Contudo, aqui ainda se usam muitos pesticidas, o que deve ser combatido, não somente pelo mal que fazem à natureza, mas também à qualidade de vida dos humanos.

A produção de orgânicos não só reduz significativamente os impactos ao solo como também promove melhorias, resultando em maior produtividade.

Orgânicos são aqueles obtidos em um sistema de produção sustentável, que não prejudica o ecossistema. Para que sejam considerados de tal forma e comercializados como orgânicos, os produtos precisam ser certificados junto aos órgãos credenciados no Ministério da Agricultura.

Nesse contexto, os fertilizantes utilizados na produção devem ser analisados e atestados como orgânicos. Dessa forma, um laboratório de confiança e com as creditações necessárias é fundamental para garantir a aprovação do seu projeto de produção orgânica.

Conte com quem tem quase 3 décadas de expertease. Toque aqui e solicite nosso orçamento.